Índia irá produzir moderna tecnologia de combate para seus caças

Sistema IRST realiza a busca e rastreamento por infravermelho e irá atualizar caças indianos

Por André Magalhães Publicado em 03/05/2022, às 18h45

Força Aérea Indiana tem uma das frotas mistas de maior número no mundo - TASS / Marina Lystseva

As empresas indianas Hindustan Aeronautics Limited (HAL) e a Bharat Electronics Limited (BEL) se juntarão para desenvolver um novo sistema de busca e rastreamento por infravermelho (IRST, na sigla em inglês).

A tecnologia será longo alcance e poderá ser instalado nos caças Su-30 MK1 da Força Aérea Indiana, ampliando assim as capacidades dos aviões.

O IRST indiano será competitivo aos do mercado global. O sistema terá “câmera diurna de televisão, infravermelho e sensores a laser em uma única janela para rastreamento e localização de alvos ar-ar e ar-solo”, ressaltou o site Janes.

Apesar do anúncio ter sido feito recentemente, o Ministério da Defesa Indiano já vem com está ideia desde 2016, no Procedimento de Aquisição de Defesa daquele ano.

Não foi divulgado quais outros aviões da vasta frota da defesa aérea do país asiático serão equipados com o moderno sistema.

Devemos lembrar que o poderio aéreo da Índia está entre os maiores do mundo: Su-30 MK1, MiG-21 Bis, Jaguar M/S, MiG-29 UPG, Mirage 2000H/I,Tejas MK.I e Dassault Rafale são apenas caças utilizados na força aérea

Índia aeronave notícias de aviação avião aviação Caça Ásia IRST Teecnologia Su-30MKI

Leia também

Boeing enviará caças F/A-18 Super Hornet para testes na Marinha da Índia
Uganda firma acordo com a Índia para manutenção de seus caças russos Su-30MK