Um princípio de incêndio em uma esteira de bagagens provocou a evacuação de um Airbus A320 da Latam Airlines no aeroporto de Guarulhos
Por Marcel Cardoso Publicado em 05/12/2025, às 09h58
Um princípio de incêndio em um veículo de esteira de bagagens mobilizou equipes de emergência e levou à evacuação de um Airbus A320-200 da Latam Airlines, na noite de quinta-feira (4), no terminal 2 do aeroporto de Guarulhos.
A fumaça gerada pelo equipamento acionou imediatamente os protocolos de segurança e interrompeu o desembarque da aeronave de matrícula PR-MHR, em operação comercial desde novembro de 2007, que seguiria para Porto Alegre no voo LA3418.
Passageiros ainda estavam a bordo quando as chamas foram percebidas por tripulantes e funcionários de pista. A tripulação ordenou a saída imediata da cabine, instruindo os ocupantes a deixarem seus pertences. A evacuação ocorreu pela ponte de embarque e pelas escorregadeiras de emergência. Não houve feridos.
Emergency evacuation was required on the gate in Guarulhos (GRU) Airport of Brazil after an Airbus A320 plane of LATAM Brasil airline was affected by smoke from a ground handling equipment while passengers were still onboard.
— FL360aero (@fl360aero) December 5, 2025
As per sources, just prior to the disembarkation of… pic.twitter.com/DRb8EjTxS1
Equipes da Brigada contra Incêndio de Guarulhos foram acionadas e chegaram rapidamente à posição em que se encontrava o A320. Funcionários tentaram controlar o fogo no equipamento de solo até a chegada dos bombeiros.
O incidente ocorreu no Terminal 2, quando a aeronave já estava estacionada após o pouso. De acordo com a Latam, o foco de incêndio atingiu um equipamento de uma empresa terceirizada responsável pelo carregamento de cargas. A companhia disse que todos os passageiros receberam assistência e foram reacomodados em outros voos.
A companhia aérea acrescentou que a situação foi rapidamente contida, que os procedimentos de segurança funcionaram conforme previsto e que segue prestando suporte aos passageiros impactados enquanto apura, juntamente com o operador aeroportuário, as causas do incidente.
O voo LA3418 foi operado posteriormente por um Airbus A320-200N (PR-XBR), que decolou por volta da 1h25 da madrugada de hoje (5).