Nesta semana, um gupo opositor ao governo de Belarus reivendicou o ataque a uma base aérea
Por André Magalhães Publicado em 01/03/2023, às 09h11
Novas imagens de satélite da base aérea de Machulishchy, localizada na Bielorrússia, mostram que o Beriev A-50 russo está aparentemente intacto, embora houvesse informações que haviam sido causados danos consideráveis após um ataque.
As fotos do Planet Labs e da Maxar mostram que o avião-radar sem aparência de danos, ao menos sem nenhuma avaria notável na parte frontal e no grande radar. Segundo descrito pelo grupo que coodernou a ação, o A-50 teria sido severamente danificado.
The first satellite image of Machulishchy airfield after the incident was published by @GianlucaMezzo, he claims that it was taken today, February 28.
— Belarusian Hajun project (@Hajun_BY) February 28, 2023
The image shows the A-50 AEW&C aircraft of the Russian Aerospace Forces.
1/2 pic.twitter.com/FmgUhu97gk
O ataque foi reivindicado por um grupo opositor ligado ao plano Peramoga (vitória) e ao movimento anti-governo BYPOL, que não reconhecem o governo central de Aleksandr Lukashenko, um dos maiores aliados do presidente russo Vladimir Putin.
"Aqueles eram drones. Os participantes da operação são bielorrussos", disse Aliaksandr Azarov, líder da organização BYPOL, em mensagem enviada ao Telegram da organização e ao canal de notícias Belsat, com sede na Polônia.
A aeronave de alerta aéreo e controle (AEW&C, na sigla em inglês) é uma variante do avião de transporte Ilyushin Il-76, sendo parte da importante aviação estratégica russa, principalmente na árena de combate da Ucrânia.