Aeroporto é o primeiro do Brasil a utilizar novo sistema de documentação
Redação Publicado em 27/02/2014, às 16h15 - Atualizado às 16h15
A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) e a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos anunciaram um novo passo para a desburocratização do transporte de cargas por via aérea. Trata-se da segunda etapa do Projeto e-AWB (Air Way Bill) com a efetivação da Lufthansa e da DB Schenker, que desde dezembro vinham realizando testes com o novo sistema apenas nas cargas destinadas à exportação pela rota Viracopos-Frankfurt.
O e-AWB tem como objetivo diminuir a burocracia no transporte de cargas aéreas por meio da substituição de documentos físicos por arquivos eletrônicos.
“O conhecimento aéreo eletrônico e-AWB será uma revolução, assim como foi a implantação do bilhete eletrônico (e-ticket) e vai gerar desburocratização e transparência no gerenciamento de informações. O objetivo é que, no longo prazo, possamos disponibilizar eletronicamente em tempo real todos os documentos”, afirma Carlos Ebner, diretor da IATA para o Brasil.
Segundo a associação, o novo sistema traz mais agilidade às exportações brasileiras, uma vez que desobriga a tramitação de cópias físicas do Conhecimento Aéreo, por meio da troca eletrônica dos dados entre os elos da cadeia logística. A estimativa é que o e-AWB elimine mais de 7.800 toneladas de documentos de papel por ano, o equivalente a 80 Boeing 747 cargueiros cheios de papel.
O lançamento da segunda etapa do e-AWB foi marcado também pela formação do Comitê de Carga Viracopos. Composto de empresas e entidades do setor, o CCV deve trabalhar gradualmente para que novas companhias aéreas e agentes de cargas passem a adotar o sistema.
Entre os próximos passos, já no meio deste ano, haverá uma avaliação para implementação do sistema também para a importação.