Números do GAMA mostram vitória parcial do jato japonês em seu primeiro ano de disputa de mercado
Por Ernesto Klotzel Publicado em 21/08/2017, às 09h00 - Atualizado em 30/08/2017, às 15h39
Se as vendas de jatos leves de negócios até meados do ano servem como indicadores, é possível que o HA-420 HondaJet se torne a aeronave mais vendida em 2017 logo em sua estreia no mercado. Caso se confirmem estas previsões, o jato japonês desbancaria o Phenom 300 da Embraer no ranking de entregas.
De acordo com as últimas estatísticas da GAMA, a principal associação de fabricantes da aviação geral do mundo, a Honda Aircraft entregou 24 aeronaves no primeiro semestre, enquanto a Embraer disponibilizou 20 unidades do Phenom 300 aos seus clientes.
Apesar da vantagem parcial, a Honda Aircraft, baseada em Greensboro, North Carolina, fabrica atualmente cerca de quatro aeronaves por mês, e só alcançará a capacidade plena de suas instalações (80 unidades por ano) em março de 2019.
Já as instalações da Embraer Executive Jets, em Melbourne, Flórida, tem atualmente a capacidade de montar até 96 Phenom 300 por ano – ou mais ainda, caso seja instituído um terceiro turno de trabalho.
Estatísticas à parte, o fabricante japonês comemora os resultados iniciais de venda de seu novo jato, que acaba de receber a certificação de tipo no Brasil, concedida pela Anac.