Um homem morreu depois de invadir a pista do aeroporto de Bergamo e ser sugado pelo motor de um avião da Volotea
Por Marcel Cardoso Publicado em 08/07/2025, às 09h14
Uma pessoa morreu na manhã de hoje (8), no aeroporto de Bergamo, na Itália, após invadir a pista e ser sugada pelo motor de um Airbus A319-100 da Volotea que se preparava para decolar com destino às Astúrias.
Segundo a imprensa italiana, o incidente ocorreu por volta das 10h20 (5h20 em Brasília). O indivíduo, identificado como um homem de aproximadamente 35 anos, teria invadido o terminal após abandonar o carro nas imediações — prosseguindo em direção à área de embarque, subindo ao piso térreo e abrindo uma porta de segurança que dá acesso diretamente às pistas.
Naquele momento, o Airbus A319, de matrícula EC-MTF, em operação comercial na companhia aérea desde julho de 2021, realizava o procedimento de pushback. Ao tentar avançar, foi sugado pelo motor, causando sua morte instantânea.
Em decorrência do incidente, a Sacbo, empresa responsável pela gestão do aeroporto, suspendeu as operações no local por uma hora e quarenta minutos. Não há informações sobre o motivo pelo qual o homem invadiu a pista, porém, autoridades investigam se houve falha nos protocolos de segurança periférica ou interna do terminal.