Velocidade e altitude baixas, são responsáveis pela vulnerabilidade
Ernesto Klotzel Publicado em 18/01/2017, às 12h00 - Atualizado às 12h08
O número de incidentes envolvendo o emprego de “canetas” de raios laser contra aeronaves a baixa altura por elementos associais, dobrou entre 2014 e 2015, e mais de 6.700 casos foram registrados durante os primeiros 11 meses de 2016, de acordo com a FAA. Helicópteros são particularmente vulneráveis, devido às velocidades e altitudes relativamente baixas onde operam, e sua dependência de controles manuais.
Graças a uma lei de 2012, apontar um laser na direção de uma aeronave nos Estados Unidos é considerado crime federal, punível com até 5 anos de prisão e multa de US$ 250 mil. Poucos transgressores são flagrados e mesmo aqueles que o são, recebem sentenças consideradas leves.
Em dezembro, no entanto, um juiz federal condenou um homem a oito meses de prisão por ter apontado um laser a um helicóptero de cobertura jornalística em San Antonio, Texas, e naquele mês, uma pessoa de Michigan foi condenada a um ano por apontar um laser a um helicóptero da polícia estadual – que estava justamente investigando um ataque laser a um jato.