Helicópteros de resgate AW139 são adquiridos por empresas da Austrália

Os helicópteros AW139 da Leonardo serão operadas em diversas missões na Austrália, em especial em Busca e Salvamento

Por André Magalhães Publicado em 07/03/2023, às 08h00

Helicópteros contém diversos equipamentos tecnológicos - Leonardo

O fabricante italiano Leonardo recebeu um grande pedido de helicópteros AW139 oriundos de três empresas da Austrália. O anuncio ocorreu durante a ediçao 2023 do Avalon Air Show, que ocorreu entre os dias 3 e 5 de março, no aeroporto de Avalon, próximo de Melbourne e Geelong.

Os helicópteros, seis no total, serão utilizados pela Babcock Australasia (Babcock), o RACQ CQ Rescue (CQ Rescue) e a StarFlight Australia. A previsão de entrega é a partir de 2024.

Os AW139 da Babcock serão operados em missões de Busca e Resgate e Transporte Inter-Hospitalar de Pacientes (HEMS, na sigla em inglês). Entre as características do helicóptero, estão um piloto automático com controle digital (DAFCS) de 4 eixos e aprimorado para Hover Mode (que permite o helicóptero ficar parado no ar), TCAS II, câmera, entre outros.

Já as aeronaves da CQ Rescue serão usadas na região de Mackay, no centro de Queensland, em missões EMS/SAR on-shore e off-shore dia e noite. O destaque do helicóptero é sua capacidade de integrar óculos de visão noturna, radar de busca e meteorológico.

Por fim, a StarFlight Australia irá operar dois AW139 em missões EMS/SAR também em Queensland e outras partes da Austrália, com capacidades onshore e offshore. As aeronaves serão equipadas com a mais recente tecnologia de atendimento ao paciente e capacidade de busca e resgate. Alguns recursos serão adicionados através de modificações locais, necessárias para a missão. Este novo pedido elevará o total de helicópteros AW139 operados pelos grupos StarFlight e LifeFlight para quize, nove dos quais são dedicados a missões EMS/SAR.

 

Itália Austrália Helicópteros Operações Missões AW 139

Leia também

Aviões de treinamento M-346 da Polônia renovam acordo binacional
Leonardo recebeu encomenda de helicópteros VIPs no Brasil