Helicópteros CH-47 são proibidos de voar após incêndio em motores

Falha no sistema de combustível dos CH-47 levou o Exército dos EUA a declarar que os helicópteros estão proibidos de voar por risco de incêndio

Por André Magalhães Publicado em 31/08/2022, às 08h55

Helicópteros CH-47 cumprem o serviço pesado de transporte do Exército dos EUA - Boeing

O Exército dos EUA (US Army) suspendeu todas as operações com os helicópteros a família Boeing H-47 Chinook, após o registro de alguns casos de incêndio no motor.

O problema foi ocasionado por vazamento de combustível, embora o Exército ainda não tenha a confirmação da causa da falha.

"O Exército identificou a causa dos incêndios no motor como um vazamento de combustível entre um 'número isolado' de helicópteros Boeing H-47 Chinook", disse Cynthia Smith, porta-voz do Exército à CNN.

Os Estados Unidos têm uma frota de aproximadamente 400 unidades dos diversos modelos do CH-47 que são utilizados para o transporte pesado do exército. 

De acordo com a porta-voz, em declaração ao Wall Street Journal, medidas investigativas já estão em andamento pelas autoridades militares, além de apoio de técnicos da Boeing.

A suspensão de voo dos helicópteros segue a lista de aeronaves militares norte-americanas que tiveram suas operações pausadas recentemente. O F-35, o mais novo caça das forças armadas, ficou proibido de voar enquanto se investigava um possível problema nos assentos ejetáveis. Embora não tenha sido verificado nenhuma falha, o risco levou a suspensão dos voos, como medida preventiva.

Os caças caças F/A-18E/F e EA-18G Super Hornet, bem como a versão anterior F/A-18C/D Hornet, o T-45 Goshawk e F-5 Tiger II, também ficaram em solo pelo mesmo motivo. Sem contar casos passados com o KC-46 Pegasus e F-22 Raptor, por exemplo, que também foram retirados de serviços por problemas diversos.

No caso dos assentos ejetores, todos os caças voltaram as atividades após uma criteriosa vistoria técnica feita pelo fabricante inglês Martin-Baker.

 

F-18 Super Hornet Exército EUA F-35 helicóptero Chinook T-45 CH-47 assento ejetável Investigação Boieng

Leia também

Mesmo com problemas voos com o Osprey continuam
Bell revela detalhes de novo helicóptero militar