Em parceria com a Rotor Technologies, a Robinson apresentou o R550X, um R44 Raven II que voa sem pilotos
Por Micael Rocha Publicado em 02/04/2024, às 15h00
Um helicóptero não tripulado baseado no Robinson R44 Raven II poderá se tornar uma realidade para operadores civis nos próximos meses. O modelo designado como R550X foi criado pela Rotor Technologies, em parceria com a Robinson Helicopter e tem como foco atender operações agrícolas, serviços públicos, marítimos e de carga, em locais que possam apresentar risco aos pilotos.
O R550X tem capacidade para até 550 quilos e pode voar de forma completamente autônoma, dispensando a presença de ação humana durante sua operação.
Os estudos e testes realizados com o R550X estão em ritmo acelerado, e a empresa afirma que o modelo será compatível com o Cloudpilot, um tipo de serviço de pilotagem sob demanda que oferece capacidades de voo autônomo via satélite e conectividade sem fio.
A Rotor Technologies é uma empresa que desenvolve aeronaves autônomas de decolagem e pouso na vertical (VTOL) e fez a estreia do R550X durante a Heli-Expo da Helicopter Association International (HAI), que aconteceu em Anaheim, na Califórnia, em fevereiro deste ano.
Um protótipo estático do R550X esteve em exibição na HAI Heli-Expo, ao lado de um helicóptero policial Robinson R66. Os visitantes puderam conhecer a visão sintética, a câmera e os sistemas que oferecem consciência situacional de 360 graus, mesmo à noite e em condições de baixa visibilidade, que estão instalados no modelo.
A indústria aeronáutica acredita que nos próximos anos haverá um crescimento considerável pela demanda de aeronaves com capacidade de voos autônomos, incluindo amplo uso de inteligência artificial.