Fabricadas pela Van Horn para o modelo JetRanger
por Ernesto Klotzel Publicado em 20/03/2017, às 20h09 - Atualizado às 20h21
Certificado pela FAA em fevereiro de 2016, o rotor principal VHA 206B do Bell JetRanger apresenta revestimento e longarinas de fibra de carbono, um eficiente aerofólio NASA de fluxo laminar, pontas de pás afiladas e uma combinação de proteções contra a erosão e incidência de raios, compostas por lâminas de aço inoxidável e níquel que se estendem ao longo de cada pá. Como as pás de compósitos são mais rígidas que as originais, de metal, a primeira impressão dos pilotos é que a aeronave “responde melhor aos controles com uma redução na ação dos pilotos”.
O fabricante acha que a inovação terá a mesma acolhida das pás VHA 206 do rotor de cauda. A VHA espera uma certificação para as pás do rotor principal do Bell 206L LongRanger para o final de 2017, com uma vida útil de 20.000 horas, quatro vezes a das pás originais.