Unidade destinada a Marinha é a primeira totalmente montada no Brasil
Redação Publicado em 25/11/2013, às 19h13 - Atualizado às 19h20
A Helibras realizou em sua fábrica em Itajubá (MG) o primeiro ensaio em voo de uma unidade do EC725 completamente montada no Brasil. A aeronave designada BRA 17 inaugura a terceira etapa de nacionalização do programa recebendo também no país itens de pré-equipagem, equipagem elétrica e mecânica e a instalação dos pacotes de missão. Além disso, outras sete aeronaves já estão na linha de produção. Antes, os EC725 já recebiam no país a cablagem, sistemas eletrônicos, caixa de transmissão, rotor e toda a configuração básica. Destinada à Marinha, o primeiro voo de ensaio dessa unidade foi acompanhado por autoridades e pilotos da corporação, e pelos integrantes do GAC Helibras. A previsão é a de que o helicóptero esteja pronto para entrega no segundo semestre de 2014.
O programa de compra do EC725 para as Forças Armadas é resultado de um contrato assinado entre o consórcio Eurocopter e o Ministério da Defesa, para aquisição de 50 novos helicópteros para Marinha, Exército e Força Aérea. O contrato prevê a chamada transferência de tecnologia para a fabricação das aeronaves no Brasil e que até a última unidade, ao final do contrato, em 2017, esses helicópteros tenham incorporado 50% de conteúdo nacional.
Segundo a Helibras, foram investidos R$ 420 milhões para a construção de um novo hangar que abrigasse a linha de montagem do EC725, além de adequações físicas na empresa, como um novo banco de testes, cabine de pintura e obras relacionadas à expansão. O valor também contemplou o treinamento de funcionários brasileiros na Eurocopter, na França, e a vinda de técnicos estrangeiros ao Brasil para acompanhar a implantação da nova linha no país. Até o momento, foram entregues oito helicópteros EC725.