Caça HAL Tejas da Força Aérea da Índia sofreu um acidente fatal durante demonstração no Dubai Airshow 2025
Por Marcel Cardoso Publicado em 21/11/2025, às 08h47
Um caça HAL Tejas, da Força Aérea da Índia (IAF), caiu hoje (21), durante uma apresentação no último dia do Dubai Airshow 2025, no aeroporto internacional Al Maktoum. A aeronave participava de uma rotina de demonstração quando se acidentou por volta das 14h10 (horário local).
Vídeos divulgados mostram o momento em que o caça se aproxima do terreno, seguido de uma coluna de fumaça preta nas proximidades das áreas de exibição. Seções do público foram evacuadas enquanto equipes de emergência se deslocaram para a área do impacto.
A Força Aérea da Índia confirmou oficialmente que o piloto não sobreviveu. Uma investigação formal foi instaurada pela IAF para apurar os fatores contribuintes do ocorrido. Todas as apresentações aéreas da tarde foram suspensas pela organização até a conclusão dos procedimentos de segurança no local.
A combat plane has crashed during a demonstration at the Dubai Air Show.
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) November 21, 2025
The Indian HAL Tejas, a combat aircraft used in the Indian Air Force, crashed around 2:10 p.m. local time while flying a demonstration flight for a crowd.
It wasn’t immediately clear if the pilot ejected,… pic.twitter.com/0gnqnhBdtH
O Tejas é o principal programa de caça leve desenvolvido na Índia, projetado pela Aeronautical Development Agency (ADA) e produzido pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL). A presença da aeronave no Dubai Airshow fazia parte de uma estratégia de expansão da indústria aeronáutica indiana, com foco em ampliar a visibilidade do projeto e explorar novos mercados no Golfo e no Sudeste Asiático.
Em setembro, o governo indiano firmou contrato de US$ 7,5 bilhões (R$ 40,1 bilhões) para a aquisição de 97 unidades adicionais do Tejas Mk1A, totalizando mais de 180 aeronaves previstas para a força aérea. O pedido visa acelerar a substituição dos remanescentes MiG-21 e garantir carga de trabalho para as linhas industriais da HAL até a década de 2030.
A variante Mk1A inclui avanços em aviônicos, sistemas de guerra eletrônica e integração ampliada de armamentos ar-ar e ar-solo. As primeiras entregas estão previstas para 2027, em cronograma considerado crítico para o cumprimento das metas de capacidade operacional da força.