Gulfstream G700 recebe certificação no Brasil

O Brasil é o primeiro país da América Latina a certificar o Gulfstream G700

Por Marcel Cardoso Publicado em 26/05/2025, às 08h28

Brasil é o primeiro país da América Latina a autorizar a operação do G700 - Divulgação

A Gulfstream recebeu da ANAC o Certificado de Tipo do G700, autorizando oficialmente a operação do novo jato de ultralongo alcance no Brasil. Com isso, o país se torna o primeiro da América Latina a homologar o modelo, que se destaca pelo alcance intercontinental, cabine ampla e tecnologia avançada.

O G700 é uma versão derivada do modelo GVI, homologado pela ANAC em agosto de 2015. O processo de validação durou cerca de quinze meses e envolveu diversas áreas técnicas da agência, incluindo certificação de programas, aprovação do interior da cabine, engenharia de produto, engenharia de voo e avaliação operacional.

Classificado como aeronave de transporte, o avião possui dois motores instalados na parte traseira da fuselagem e capacidade para até dezenove passageiros. De acordo com a Gulfstream, o G700 oferece a maior cabine e a menor altitude de cabine entre os modelos da empresa.

O alcance máximo é de 14.353 quilômetros, com velocidade de cruzeiro de até Mach 0.935 (1.155 km/h), superando em desempenho e autonomia o seu antecessor. Outro destaque técnico é a adoção do sistema de comando sidestick, que substitui o tradicional manche do tipo column/wheel utilizado no GVI.

Brasil Anac aviação executiva Aviação Civil jato executivo táxi-aéreo Gulfstream G700 certificação de aeronaves GVIII-G700 homologação Anac

Leia também

CAE inaugura centro de treinamento em Viena com simulador do Gulfstream G550
Gulfstream G700 alcança marca de 50 entregas