Fabricante apresenta G500 e mostra projeto do G600
Redação Publicado em 14/10/2014, às 14h00 - Atualizado às 15h04
A Gulfstream anunciou hoje (14), o lançamento do G500 e do G600, que renovam o portifólio de longo curso do fabricante.
Durante o anuncio, que contou com a presença de 3000 pessoas, o primeiro G500 taxiou por meios próprios e o CEO da General Dynamics, Phebe Novakovic, apresentou o mockuo do futuro G600.
O G500 tem alcance máximo de 5.000 nm (9.260 km) voando Mach 0.85 ou 3.800 nm (7.038 km) com velocidade de Mach 0,90. Enquanto o G600 deverá ter alcance máximo de 6.200 nm (11.482 km) voando Mach 0.85 ou 4.800 nm (8.890 km) a Mach 0,90. De acordo com o fabricante, a velocidade máxima para ambos aviões será de Mach 0.925, a mesma do G650.
Os dois novos projetos se beneficiam das tecnologias desenvolvidas para o G650 e atende a requisitos e exigências de diversos clientes da marca ao redor do mundo. A cabine dos aviões se distinguem por sua ampla seção transversal, que proporciona maior espaço interno e melhor desempenho em voo. A cabine possui 2,13 metros de largura e 1,88 metro de altura, sendo considerada uma das mais largas do segmento.
Os dois novos aviões pode transportar até 19 passageiros, sendo que o G500 possui três áreas de cabine, enquanto o G600 possui quatro áreas , incluindo um espaço destinado ao descanso da tripulação. Ambas as aeronaves possuem dois lavatórios, um a frente e outro na parte posterior da cabine, e uma completa galley.
Ambas as aeronaves possuem altitude de cabine de 4.850 pés voando no FL510, aumentando o conforto abordo e reduzindo a fadiga causada pela pressurização. Outro destaque é as janelas ovais, com o mesmo tamanho das existentes no G650, consideradas as maiores já instaladas num avião civil.