A Erickson recebeu da FAA a certificação para uso de óculos de visão noturna nos helicópteros S-64F Air Crane
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 17/05/2023, às 11h30
A Erickson obteve da FAA, a agência de aviação civil dos Estados Unidos, a certificação para uso de óculos de visão noturna (NVG, na sigla em inglês) para o helicóptero S-64F Air Crane. A aprovação permitirá a operação expandida em ambientes complexos, incluindo operações de combate a incêndios florestais.
As modificações das aeronaves e adaptação do sistema de visão noturna para os pilotos foram concluídas em março, com o início da certificação em abril, embora apenas agora a empresa tenha divulgado o resultado do processo de homologação.
Durante o processo os pilotos da Erickson receberam treinamento em NVG e certificação através da Aviation Specialties Unlimited.
Um elemento crítico do programa NVG da Erickson foi garantir que a tripulação de voo utilizando os recursos NVG mantivesse o curso de acordo com os regulamentos atuais da FAA, embora seja política do departamento de treinamento da empresa exigir limites ainda mais rígidos que os da regulamentação visando garantir um elevado nível de proficiência. O treinamento das tripulações ocorreu durante a última primavera (hemisfério Norte), no estado do Oregon.
Após as tripulações de voo concluírem o treinamento de Operação de Helicópteros com Óculos de Visão Noturna (HNVGO), padrão da FAA, foi iniciado um treinamento específico para as operações da Erickson com o S-64F em missões de combate a incêndios noturnos. Os pilotos realizaram uma variedade de lançamentos de água usando várias opções de nível de cobertura e diversas técnicas de abastecimento do reservatório de água, incluindo reabastecimento no solo e flutuando sobre fontes de água e voo pairado usando o Pond Snorkel.
Por ser uma certificação específica o processo foi multiagências, com a participação da FAA, do Serviço Florestal dos EUA e Corpo de Bombeiros do Condado de Crook, este último fornecendo abastecimento de solo e conduzindo o necessário treinamento de coordenação de ação do helicóptero em áreas onde foram simulados incêndios florestais.
“Tive o prazer de trabalhar pessoalmente com os pilotos da Erickson, agora eles são profissionais e preparados para conduzir operações 24 horas por dia”, destacou Tony Tsantles, diretor de operações da ASU.