Companhia aérea irlandesa Aer Lingus poderá ser a cliente de lançamento do Airbus A321XLR
Por Wesley Lichmann Publicado em 02/01/2024, às 13h50
Em uma apresentação ao mercado e ao seus acionistas em novembro do ano passado, o International Air Group (IAG), controladora da British Airways, Iberia e Aer Lingus, deu indícios que poderá ser o cliente de lançamento do A321XLR.
Durante divulgação das perspectivas para o exercício fiscal deste ano, a IAG apresentou um slide que dizia "Primeiro a voar o A321XLR no quarto trimestre de 2024". A Aer Lingus seria a provável primeira operadora da versão de ultra longo alcance do avião de fuselagem estreita.
A transportadora irlandesa já opera a versão LR (long range), em diversos mercados transatlânticos, principalmente para destinos nos Estados Unidos.
O A321XLR (Xtra Long Range) foi lançado no Paris Air Show 2019, seguido por um pedido de de quatro exemplares da Middle East Airlines (MEA), anuncia na época como "cliente lançadora" (launch customer) da variante.
A mais recente versão do jato de corredor único está em fase final de montagem, enquanto a campanha de testes junto aos reguladores continua. A Airbus estima que a certificação da aeronave ocorra no segundo trimestre deste ano.
O XLR terá alcance de 4.700 náuticas, o equivalente a 8.704 quilômetros, um acréscimo de 700 milhas náuticas frente a variante LR, com capacidade para transportar até 220 passageiros, possibilitando a abertura de novas rotas e alinhando capacidade e demanda em trechos já exsitentes.