Gripen interceptam avião russo na primeira missão sob comando da Otan

Caças Gripen suecos interceptam avião russo Il-20 sobre o Mar Báltico na primeira missão operacional da Suécia sob comando da Otan

Por Edmundo Ubiratan Publicado em 25/04/2025, às 17h00

Caças suecos decolaram da Base de Malbork, na Polônia, e realizaram a interceptação sobre o Mar Báltico - Saab

Dois caças suecos JAS39 Gripen realizaram a primeira missão operacional da Suécia sob comando da Otan, interceptando um avião russo de inteligência de sinais Il-20 Coot sobre o Mar Báltico. A operação integrou o Policiamento Aéreo Aprimorado da aliança e marcou o primeiro destacamento externo de caças suecos desde a adesão do país ao bloco.

A interceptação foi realizada em espaço aéreo internacional, ao norte da costa polonesa, e envolveu a identificação visual da aeronave russa. A missão foi coordenada pelo Centro de Operações Aéreas Combinadas (CAOC) da Otan, em Uedem, Alemanha, com apoio das forças nacionais suecas responsáveis pela preparação para incidentes.

Os Gripen partiram da Base Aérea de Malbork, no norte da Polônia, onde a unidade sueca da Flotilha Aérea de Norrbotten opera em conjunto com a 140ª Ala Aérea Expedicionária da Força Aérea Real Britânica.

Segundo Anders Gustafsson, chefe do contingente sueco na Polônia, a operação demonstrou a capacidade da Suécia de contribuir efetivamente para a defesa aérea da Otan, onde ingressou recentemente.

"Estamos mostrando que a Suécia é um ator que realmente contribui para fortalecer ainda mais a defesa aérea da Otan e proteger o espaço aéreo polonês, juntamente com outros aliados", afirmou Gustafsson.

As missões de policiamento aéreo da Otan visam reforçar a segurança coletiva dos membros da aliança, monitorando e protegendo o espaço aéreo da aliança contra possíveis ameaças.

Embora a Suécia tenha realizado centenas de interceptações desde a Era Soviética, esta foi a primeira vez que atuou como membro efetivo da Otan, não apenas defendendo seus próprios interesses ou os de aliados, mas integrando formalmente as operações da aliança.

Otan Suécia Gripen