Caças americanos e sul-coreanos fizeram treinamento após a Coreia do Norte ter feito testes com mísseis balísticos
Por André Magalhães Publicado em 08/06/2022, às 12h25
Cerca de vinte caças dos Estados Unidos e da Coreia do Sul realizaram um grande exercício aéreo na terça-feira (7), em uma ação que pode ser vista como uma resposta à Coreia do Norte.
Entre os caças participantes estavam os 16 sul-coreanos F-35A, F-15K e F-16 Fightining Falcon. Já do lado norte-americano, estavam quatro F-16 que são baseados na base de Kunsan, na Coreia do Sul.
O exercício aconteceu após oito mísseis balísticos da Coreia do Norte terem sido lançados em um teste, no domingo (5). Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão temem que Pyongyang conduza testes com armas nucleares.
Outra resposta dos parceiros de Seul e Washington foi o lançamento de foguetes em uma outra operação militar. Ambos os países têm antigos laços diplomáticos, inclusive no campo da defesa. Um exemplo disso é que os sul-coreanos operam várias aeronaves de origem norte-americana.
A tensão na região tem um consideravel agravante dos constantes treinamentos militares feitos pela China, que ameaça uma invasão a Taiwan, território que Pequim considera um de seus territórios.