O uso de drones em operações de combate está ficando cada vez mais comum e novos investimentos na área estão sendo feitos
Por André Magalhães Publicado em 22/02/2022, às 09h30
A Airbus Defense concluiu com êxito o lançamento de um drone a partir de um Aibus A-400M, avião de transporte militar projetado pelo fabricante europeu. O experimento aconteceu recentemente no norte da Alemanha.
O drone Do-DT25 (também fabricado pela Airbus) foi preso na rampa de cargas do A-400M e, quando autorizado, a aeronave não tripulada foi lançada do avião, abriu um paraquedas e chegou ao solo de maneira segura.
Durante todo o teste, o drone repassou informações importantes para técnicos que estavam na “nave mãe”, no caso o A400M. Mais testes como este estão planejados para acontecer ainda em 2022.
O uso de aeronaves não tripuladas permite uma operação estratégica e eficaz de missões militares e não colocam os pilotos em risco.
No futuro, é esperado que o Airbus A400M possa levar em seu compartimento de cargas até 40 drones para lançamento.
O uso de drones está ficando cada vez mais comum no meio militar e planos futuros para operá-los em conjunto com aeronaves tripuladas em uma zona de combate está sendo estudados. É o caso do Future Combat Air System – a mais nova aeronave de combate europeia de próxima geração.
É possível que os pilotos do futuro caça de alta tecnologia possam ter a capacidade operar diretamente os drones