Gol já pode operar sob visibilidade reduzida no Santos Dumont

A ANAC concedeu permissão à Gol para operar sob visibilidade reduzida no aeroporto Santos Dumont

Por Marcel Cardoso Publicado em 08/02/2024, às 09h10

Todos os pilotos que operam no Santos Dumont estarão aptos para o novo procedimento até maio - Gol/Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil autorizou a Gol Linhas Aéreas a realizar procedimentos especiais de decolagem por instrumentos RNP-AR DP no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A permissão para foi concedida na última terça-feira (6). Ele foi desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (Decea) e possibilita decolagens em segurança, mesmo em condições meteorológicas restritas de teto e visibilidade.

O novo procedimento evitará atrasos e cancelamentos por motivos meteorológicos, principalmente durante a temporada de inverno carioca, época propícia à ocorrência de nuvens baixas e formação de nevoeiros”, disse André Cruz, COO da Gol.

O processo de certificação foi iniciado em 2023 e envolveu a companhia aérea, a ANAC, a Boeing e a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA).  

Os pilotos que operam no aeroporto carioca (SDU) estão passando por treinamentos específicos e que, até o final de maio, todos estarão qualificados para o novo procedimento.

Aeroporto Gol Rio de Janeiro Anac Santos Dumont Instrumentos Visibilidade RNP-AR DP

Leia também

Gol e Aerolíneas Argentinas vão ampliar compartilhamento de voos
Interior do Ceará terá voos diretos para Brasília