Gol anuncia o fim do acordo de codeshare com a Azul e, por meio da Abra Group, confirma a suspensão das negociações de fusão entre as companhias
Por Marcel Cardoso Publicado em 25/09/2025, às 21h28
A Gol Linhas Aéreas anunciou na noite de hoje (25), em fato relevante, que solicitou a rescisão dos acordos de codeshare firmados com a Azul Linhas Aéreas em maio de 2024. O entendimento previa cooperação comercial para integração das malhas domésticas.
Segundo comunicado da companhia, todos os bilhetes já emitidos no âmbito da parceria serão honrados.
Paralelamente, a Abra Group, controladora da Gol, notificou a Azul sobre o encerramento das negociações para uma possível combinação de negócios entre as empresas.
A decisão ocorre meses após a assinatura de um memorando de entendimentos em janeiro. Em carta enviada à Azul, a Abra Group informou:
“Após a assinatura do Memorando de Entendimentos em 15 de janeiro de 2025, a Abra tem se colocado à disposição para continuar avançando nas discussões rumo a uma combinação de negócios e indicou que as discussões poderiam ocorrer em paralelo ao caso do Chapter 11 da Azul”.
De acordo com a Abra, o avanço das conversas ficou limitado pela prioridade da Azul em seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. O comunicado também cita que o memorando e o pré-arquivamento no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) ocorreram em contexto distinto da atual situação das companhias.
A notificação ressalta:
“Como resultado, por boa ordem e de acordo com o Acordo de Confidencialidade, a Abra apresenta notificação por escrito à Azul de que está encerrando as discussões com relação a uma possível transação”.
Apesar da decisão, a Abra reiterou interesse no tema:
“Continuamos acreditando no mérito de uma combinação de negócios entre a Azul e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e, como tal, a Abra está pronta, disposta e disponível para engajar com os stakeholders aplicáveis”.