Gol rompe compartilhamento de voos com a Azul e controladora descarta fusão

Gol anuncia o fim do acordo de codeshare com a Azul e, por meio da Abra Group, confirma a suspensão das negociações de fusão entre as companhias

Por Marcel Cardoso Publicado em 25/09/2025, às 21h28

Companhia rescinde acordo de codeshare com Azul e confirma o fim das tratativas para uma combinação de negócios - Floripa Airport

A Gol Linhas Aéreas anunciou na noite de hoje (25), em fato relevante, que solicitou a rescisão dos acordos de codeshare firmados com a Azul Linhas Aéreas em maio de 2024. O entendimento previa cooperação comercial para integração das malhas domésticas.

Segundo comunicado da companhia, todos os bilhetes já emitidos no âmbito da parceria serão honrados. 

Suspensão de tratativas sobre fusão

Paralelamente, a Abra Group, controladora da Gol, notificou a Azul sobre o encerramento das negociações para uma possível combinação de negócios entre as empresas.

A decisão ocorre meses após a assinatura de um memorando de entendimentos em janeiro. Em carta enviada à Azul, a Abra Group informou:

Após a assinatura do Memorando de Entendimentos em 15 de janeiro de 2025, a Abra tem se colocado à disposição para continuar avançando nas discussões rumo a uma combinação de negócios e indicou que as discussões poderiam ocorrer em paralelo ao caso do Chapter 11 da Azul”.

Impacto do processo de reestruturação da Azul

De acordo com a Abra, o avanço das conversas ficou limitado pela prioridade da Azul em seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. O comunicado também cita que o memorando e o pré-arquivamento no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) ocorreram em contexto distinto da atual situação das companhias.

A notificação ressalta:

Como resultado, por boa ordem e de acordo com o Acordo de Confidencialidade, a Abra apresenta notificação por escrito à Azul de que está encerrando as discussões com relação a uma possível transação”.

Abertura para futuras conversas

Apesar da decisão, a Abra reiterou interesse no tema:

Continuamos acreditando no mérito de uma combinação de negócios entre a Azul e a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e, como tal, a Abra está pronta, disposta e disponível para engajar com os stakeholders aplicáveis”.

Azul Gol aviação comercial Codeshare Cade Chapter 11 mercado aéreo Abra Group companhias aéreas brasileiras fusão aérea

Leia também

Azul fará voos de Belo Horizonte para Curaçao durante festas de fim de ano
Gol já está com quase 60 737 MAX em sua frota