Gol aumentará número de voos em Alagoas

Política pública do estado de Alagoas de redução na carga tributária do combustível visa ampliar malha aérea no estado

Por Wesley Lichmann Publicado em 22/01/2024, às 16h00

Gol solicitou redução na carga tributária - Guilherme Amancio

A Gol Linhas Aéreas pretende aumentar sua malha aérea em Alagoas, depois que o governo do estado reduzir hoje (22), o preço do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV).

A decisão ocorre depois da Gol solicitar em março do ano passado, o benefício fiscal junto ao governo alagoano. A medida que benefecia atualmente Azul e Latam, prevê redução de 45% na carga tributária do QAV, somado ao adicional de ICMS (Fecoep) passará de 9% para 5%.

Em contrapartida as companhias aéreas devem manter e aumentar o número de voos tanto na baixa como na alta temporada, em especial os com o origem e destino na capital Maceió, que possui grande potencial turístico.

As despesas com combustível representam aproximadamente 40% dos custos de uma companhia aérea brasileira. A redução da carga tributária é amplamente discutida pelo setor.

"A redução da carga tributária do ICMS do querosene de aviação é uma política pública estadual de incentivo fiscal às companhias aéreas para manutenção da malha e captação de novos voos que tem trazido bons resultados para nosso estado", disse Paulo Dantas, governador de Alagoas.

 

Gol Combustível Boeing 737 737 QAV Gol Linhas Aéreas imposto querosene de aviação ICMS Maceió Alagoas Redução G3 carga tributária Tributação

Leia também

Ryanair pretende contratar pilotos da Gol
Gol retomará voos entre duas cidades da Bahia