Mais nova companhia aérea dos EUA, a GlobalX associa-se à Alta de olho nos futuros planos de expansão para a América Latina
Por Martín Romero Publicado em 25/08/2022, às 06h17
A Global Crossing Airlines Group Inc. e a Associação de Transporte Aéreo da América Latina e do Caribe (Alta) anunciaram o ingresso da subsidiária operacional da empresa, a Global Crossing Airlines, Inc., a GlobalX, como membro associado.
A companhia aérea foi fundada em 2019 por uma equipe de experientes executivos de companhias aéreas liderada por Ed Wegel e iniciou as operações de passageiros em agosto de 2021, com uma frota da família Airbus A320. Os negócios da GlobalX incluem leasing de aeronaves para serviços de passageiros nos Estados Unidos, Caribe e América Latina. Seus clientes incluem grandes operadoras de turismo, universitários e escolas, bem como grandes clientes de entretenimento VIP, grandes linhas de cruzeiros, bem como companhias aéreas que exigem serviço de upgrade adicional ou sub-serviço AOG (serviços de solo).
Ed Wegel, presidente e CEO da GlobalX, foi CEO e lançou a Eastern Air Lines entre 2007 e 2016. Ele também privatizou a BWIA West Indies Airways de Trinidad e Tobago, onde foi presidente de 1994 a 1996.
"Todos os 350 membros de nossa equipe na GlobalX estão entusiasmados e honrados por ser um novo membro associado da Alta. Essa associação nos permitirá trabalhar de forma mais eficaz com as companhias aéreas latino-americanas, não apenas para fornecer a elas leasing e fretamento, como também transporte de cargas, mas também para conhecer as melhores práticas das companhias aéreas associadas da Alta, à medida que crescemos como companhia aérea e fornecemos mais conectividade à região. Planejamos ser um membro ativo e participar de todas as reuniões dos workshops de segurança, manutenção e jurídicos”, disse o Sr. Wegel.
A GlobalX lançou sua divisão de carga sob a marca XCargo com um Airbus A321 P2F (Passenger to Freighter) e espera colocar o A321F em seu Certificado de Transportadora Aérea dos Estados Unidos Parte 121 até outubro deste ano, sujeito a todas as aprovações do Departamento de Transportes (DoT) e da Administração Federal de Aviação (FAA). Ela assinou um acordo com a Avianca para operar seu primeiro A321F em rotas dos Estados Unidos para a América Latina e está trabalhando para colocar em serviço seus próximos quatro A321Fs, que devem ser entregues entre outubro de 2022 e março de 2023 com companhias aéreas da América Latina.
A XCargo possui contratos de arrendamento firme e cartas de intenção (LOIs) com arrendadores para quinze aeronaves A321F, bem como sete compromissos adicionais para adquirir aeronaves de passageiros A321 e convertê-las em cargueiros.
A meta da GlobalX é construir uma frota de 50 aeronaves até o final de 2025, dividida igualmente entre serviço de passageiros e carga.
"Estamos muito satisfeitos em receber a GlobalX entre nossas companhias aéreas associadas. Como uma nova companhia aérea entrando no mercado regional, ela traz mais opções para as pessoas, continua a impulsionar o turismo e também aumenta as rotas de carga aérea que desempenham papéis fundamentais para manter as cadeias de suprimentos ativas em nossos países. Será um prazer acompanhar a GlobalX como membro da Alta em sua integração na América Latina e Caribe", disse José Ricardo Botelho, Diretor Executivo e CEO da Alta.