Primeiro Boeing 747-8 VIP está quase pronto para entrar em operação com seus quase 450 m² de área de cabine
Por Santiago Oliver Publicado em 26/02/2014, às 00h00
A família Boeing Business Jet (BBJ) foi lançada em 1996, como uma joint venture com a General Electric a partir de uma aeronave de alta performance derivada do 737-700NG, combinando sua fuselagem com as asas e o trem de pouso do 737-800NG e, desde então, essas aeronaves têm se tornado mais que um item de luxo para proprietários executivos, corporações e delegações governamentais. Os BBJ revelaram-se uma ferramenta de negócios que permite aos seus proprietários se manterem conectados com seus clientes em todo o mundo, enquanto viajam num ambiente de conforto inigualável, sob medida para suas preferências e necessidades, e hoje, todos os modelos produzidos pela Boeing podem ser adquiridos como BBJ, inclusive seu mais recente lançamento, o 747-8 Intercontinental.
Em 28 de fevereiro de 2012, a Boeing realizou a entrega do primeiro 747-8 Intercontinental VIP, cuja entrada em serviço deve ocorrer em 2014 ainda, assim que o interior personalizado estiver instalado. A versão VIP do 747-8 Intercontinental oferece uma área de cabine de 444,6 m2 e essa aeronave, em particular, inclui o Aeroloft, da Greenpoint Technologies, um espaço adicional sobre a cabine principal, entre as asas e a cauda, proporcionando à aeronave mais 36,5 m² na forma de oito confortáveis dormitórios para passageiros ou a equipe durante o voo. O Aeroloft foi instalado pela Boeing Global Transport & Executive Systems (GTES), em Wichita, no estado de Kansas, EUA.
O 747-8 VIP configurado com o Aeroloft passa a ter um espaço de cabine de 481,1 m², pode transportar 100 passageiros e tem um alcance de 16.730 km (8.840 nm). Ele consome muito menos combustível e é muito mais “ecoeficiente” do que o 747-400, pois emite menos gases poluentes e é 30% mais silencioso. Além disso, com uma velocidade de cruzeiro normal de 0,86 Mach é o jato comercial mais veloz do mundo.
Outra novidade da Greenpoint Technologies que está instalada no primeiro 747-8 VIP é o Aerolift, um elevador que vai do piso principal até o solo, transportando até quatro pessoas. A Greenpoint fornece o equipamento completo para a aeronave, incluindo o elevador, uma porta automática sob a fuselagem, um gerador e toda a estrutura, assim como significativas mudanças estruturais nos pisos superior, principal e de carga.
“O Aerolift elimina a dependência dos métodos tradicionais de embarque e desembarque”, diz o presidente-executivo da Greenpoint Scott Goodey. “O elevador será particularmente benéfico para os clientes que viajam para locais remotos, onde o acesso a escadas pode ser um desafio”. Além disso, seu design fechado agrada os passageiros que procuram privacidade e segurança.
O Boeing 748-8 VIP, que custa aproximadamente US$ 310 milhões, é o único jato grande da sua classe adaptado à infraestrutura dos aeroportos atuais. Construído com a capacidade do 747 de operar em quase todos os aeroportos do mundo, o 747-8 VIP pode ser comandado por pilotos com a mesma capacitação e compartilha a maior parte do equipamento de solo.
A Boeing informou que já vendeu nove BBJ 747-8, oito dos quais já foram entregues às respectivas empresas, que instalarão seu interior. A primeira aeronave deverá entrar em serviço no segundo trimestre deste ano. Todos os aviões foram adquiridos por chefes de estado, oito no Oriente Médio e um na Ásia.
Link para o vídeo do Aerolift:
https://youtu.be/J9ezob-ALSI
Boeing Business Jet 747-8 International VIP |
Dimensões Comprimento 76,40 m Dimensões internas Comprimento da cabine 63,25 m Pesos Máximo de decolagem 439.990 kg Desempenho Velocidade maxima de cruzeiro 1.044 km/h (649 mph) Motorização Quantidade e tipo 4 turbofans |
Os 45 anos do jumboBoeing 747 voou pela primeira vez em 1969 O Boeing 747 completou 45 anos de seu voo inaugural em 2014. O primeiro 747 decolou de Paine Field na manhã do dia 9 de fevereiro de 1969 para o início de uma nova era na aviação comercial. O 747, apelidado de JumboJet, em razão de suas grandes proporções, quase três vezes maior e mais pesado do que o 707 e o DC-8, ajudou as empresas aéreas a popularizar o transporte aéreo, além de permitir voos ainda mais longos e mais rápidos. Contudo, o 747 também se tornou um problema para os aeroportos da época, que tinham de receber um avião muito maior do que qualquer aeronave existente até então. Além disso, diversas empresas aéreas foram à falência por adquirirem o avião que tinha uma capacidade muito acima da demanda existente. Na ocasião, o importante era ostentar o maior avião do mundo na frota, independentemente de sua rentabilidade. Mesmo assim, o 747 se coroou como o mais famoso e importante avião do século 20. Um projeto audacioso e que moldou a aviação nos últimos 45 anos. O primeiro exemplar do 747-100 foi batizado de City of Everett, em homenagem à cidade onde a Boeing construiu sua maior unidade exclusivamente para produzir o novo modelo. Por Edmundo Ubiratan |