O diâmetro da nacele do GE9X na sua parte mais larga é de 4,52 m
Ernesto Klotzel Publicado em 23/12/2016, às 18h26 - Atualizado às 18h31
Projetando, construindo e testando em terra o maior turbofan do mundo pode parecer bastante desafiador, mas como você colocaria com segurança um gigante desse tamanho passando pelos rigores dos testes de voo sob a asa de uma aeronave para a qual não foi projetado?
Essa é a questão-chave que os engenheiros da General Electric e da Boeing enfrentam quando lidam com a mecânica de projetar o motor GE9X para o 777X no 747-400 da GE, em 2017. Apesar de ter um empuxo de 105.000 lbf (467 kN), ou cerca de 10.000 lbf (45 kN) menos do que o GE90-115B, até agora o maior motor do mundo, para a eficiência e maior relação de by-pass, o GE9X é fisicamente muito maior.
Com uma taxa de diluição de 10:1 e diâmetro do fan de inéditas 134 pol (3,40 m), o tamanho total da nacele do GE9X cresceu para 178 pol (4,52 m). Para colocar isso em perspectiva, o GE9X instalado será apenas 8 pol (20,3 cm) mais estreito do que a cabine do Boeing 767 e 30 pol (75 cm) mais larga do que a seção transversal completa da fuselagem do 737.
O GE90-115B, que tem um diâmetro de fan de 128 polegadas (3,25 m), foi o recordista anterior, com um diâmetro externo de nacele de 134 pol (3,40) em seu ponto mais largo. A GE testou este grande motor nos anos 2000 antes da entrada em serviço dos 777-200LR /-300ER, mas agora está aproveitando as lições aprendidas para preparar o GE9X.