Novo GE9X que será utilizado pelo 777X possui a força de dois motores do 747-400 e diâmetro de 3,4m
Por Ernesto Klotzel Publicado em 16/03/2018, às 14h00 - Atualizado às 15h00
Um Boeing 747-400, da General Electric, voou com o novo motor GE9X iniciando a campanha de ensaios em voo do novo propulsor que será utilizado no Boeing 777X.
O gigantesco motor, o maior em área frontal e diâmetro, foi instalado na posição número 2. Com 3,4 m de diâmetro, o GE9X visualmente fez os motores CF6 do 747 parecerem miniaturas, mesmo tendo 2,19 m de diâmetro cada.
O gigantesco motor, possui quase a mesma seção transversal da fuselagem do Boeing 737, que é de 3,76 m. O novo motor agregar uma série de novas tecnologias, como novas câmaras de combustão, construção de grandes seções em peça única – produzidas em impressão 3D e o maior fan utilizado num motor a reação. O novo GE9X possui a maior tração em um motor a reação, com 105.000 lbf especificada em projeto. O valor é mais que o dobro da existente no motore CF6-50 instalado no Boeing 747-400 do teste, que possui 51.000 lbf, cada.
De acordo com a GE, durante o voo os engenheiros realizaram uma série de testes e se asseguraram que as características básicas do motor estavam de acordo com o previsto.
O voo marca o início da campanha de ensaios de voo programada para durar até o final do programa 777X. Os primeiros voos devem avaliar a liberação do motor para ser utilizado no protótipo do 777X, que deve voar pela primeira vez no próximo ano.
O pequeno atraso no cronograma foi causado por um problema no compressor do GE9X que, segundo as expectativas da GE, não deve atrasar a data final de certificação, programada para 2019.
Embora a GE seja responsável pelo projeto final do motor, sua construção e avaliação, a empresa norte-americana desenvolveu o motor em parceria com a Safran da França, IHI Corp, do Japão e MTU Aero Engines, da Alemanha.