GE Aviation traz ao Brasil novo motor

Motor turboélice destinado à aviação agrícola pode ser abastecido com diesel

Redação Publicado em 24/06/2015, às 15h00 - Atualizado às 18h34

A GE Aviation anunciou que realizará oito voos demonstrativos com motores turboélice da família H Series abastecidos com diesel S-10 durante o Congresso Nacional de Aviação Agrícola (SINDAG), evento anual que reúne os principais nomes da indústria aeronáutica com foco na agricultura.

Os voos terão duração de 15 minutos cada, sendo executados por aeronaves Thrush 510G com autorização especial da ANAC. O SINDAG acontece de 24 a 26 de junho, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA), que está localizada em uma região de crescimento rápido e altamente relevante para o agronegócio brasileiro.

Em agosto de 2014, a GE Aviation apresentou pedido à EASA (European Aviation Safety Agency) para utilizar o diesel S-10 na família de motores turboélice H Series. Agora será iniciado o programa de testes de voo com quatro operadores brasileiros de aviação agrícola, sob a orientação e aprovação da ANAC.

O programa de testes de voo é uma das últimas etapas para obter a certificação da EASA para o uso do diesel S-10 nos motores H Series. O desempenho será medido durante a temporada agrícola brasileira deste ano.

Com o diesel S-10, os operadores podem economizar mais de US$ 225 mil em custos de combustível entre uma revisão e outra. A disponibilidade do S-10 nas estações de abastecimento brasileiras significaria uma redução substancial nos gastos. Os operadores das aeronaves Thrush 510G do País vêm demonstrando grande apoio à aprovação regulatória do combustível.

A família H Series, que inclui os motores H75, H80 e H85, está presente em diferentes modelos de aeronaves, incluindo o Thrush 510G, Nextant Aerospace G90XT, Aircraft Industries L410 e CAIGA AG300.

GE Aviation H Series CAIGA AG300 L410 Nextant Aerospace G90XT Thrush 510G