Principal aeroporto internacional do Rio de Janeiro passará por avaliação durante 18 meses para medir o seu desempenho e impactos sustentáveis
Por Gabriel Benevides Publicado em 13/12/2024, às 19h50 - Atualizado às 20h00
O aeroporto internacional Tom Jobim (RIOgaleão) passou a integrar o processo de certificação “IATA Environmental Assessment (IEnvA)”, da International Air Transport Association, uma avaliação desenvolvida para a formação de uma indústria da aviação mais sustentável.
O trabalho consiste em identificar impactos ambientais e fornecer ferramentas para medir e melhorar o desempenho de sustentabilidade dos aeroportos. Além disso, o aeroporto do Galeão será o pioneiro na certificação da IATA na América do Sul.
No cenário global, o RIOgaleão ocupa a quinta posição entre os aeroportos que fazem parte do programa, juntando-se ao Aruba International Airport, Edmonton International Airport, King County Airport e Bahrain International Airport.
A certificação foi criada inicialmente para operadores de aviação e, a partir de 2023, passou por ajustes para incluir operadores de aeroportos. O programa IEnvA abrange avaliações relacionadas à acessibilidade, operações em aeroportos, administração de instalações e a infraestrutura em geral. Este programa contempla questões ambientais referentes a diferentes tipos de emissões, como ruído, resíduos, consumo de água, energia e movimentação de animais selvagens.
A duração estimada do processo é de cerca de 18 meses, começando pela formação dos membros do operador do aeroporto, seguindo com auditorias periódicas, assim como a implementação, aprimoramento e evolução de procedimentos. O resultado esperado é a certificação do RIOgaleão no Programa da IATA.