Galeão passa a colaborar com certificação ambiental para aeroportos

Principal aeroporto internacional do Rio de Janeiro passará por avaliação durante 18 meses para medir o seu desempenho e impactos sustentáveis

Por Gabriel Benevides Publicado em 13/12/2024, às 19h50 - Atualizado às 20h00

- Divulgação

O aeroporto internacional Tom Jobim (RIOgaleão) passou a integrar o processo de certificação “IATA Environmental Assessment (IEnvA)”, da International Air Transport Association, uma avaliação desenvolvida para a formação de uma indústria da aviação mais sustentável.

O trabalho consiste em identificar impactos ambientais e fornecer ferramentas para medir e melhorar o desempenho de sustentabilidade dos aeroportos. Além disso, o aeroporto do Galeão será o pioneiro na certificação da IATA na América do Sul.

No cenário global, o RIOgaleão ocupa a quinta posição entre os aeroportos que fazem parte do programa, juntando-se ao Aruba International Airport, Edmonton International Airport, King County Airport e Bahrain International Airport.

A certificação foi criada inicialmente para operadores de aviação e, a partir de 2023, passou por ajustes para incluir operadores de aeroportos. O programa IEnvA abrange avaliações relacionadas à acessibilidade, operações em aeroportos, administração de instalações e a infraestrutura em geral. Este programa contempla questões ambientais referentes a diferentes tipos de emissões, como ruído, resíduos, consumo de água, energia e movimentação de animais selvagens.

A duração estimada do processo é de cerca de 18 meses, começando pela formação dos membros do operador do aeroporto, seguindo com auditorias periódicas, assim como a implementação, aprimoramento e evolução de procedimentos. O resultado esperado é a certificação do RIOgaleão no Programa da IATA.

Aeroportos Rio de Janeiro Sustentabilidade Iata Aeroporto do Galeão

Leia também

RIOgaleão firma acordo com startup brasileira para mobilidade aérea com eVTOL
Aeroporto do Galeão promoveu competição de bombeiros