Futuro caça da Coreia do Sul passa por adequação de combate

Processo de adequação de combate faz parte do processo de certificação do novo caça KC-21 da Coreia do Sul

Por André Magalhães Publicado em 16/05/2023, às 09h10

Alguns spectos do KF-21 lembram muito os norte-americanos F-22 e F-35 - Divulgação

O novo caça KF-21 Boramae, desenvolvido na Coreia do Sul, passou por adequação provisória para combate, um dos pré-requisitos no procedimento de certificações da aeronave.

"A determinação de adequação para uso provisório em combate é um procedimento para promover a produção em massa durante a P&D [pesquisa e desenvolvimento]", publicou a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA).

O início da produção em massa do avião sul-coreano está previsto para em 2024. Quando estiver operacional, a força aérea irá incorporar o KF-21 em uma frota conjunta com os modernos e furtivos F-35.

Entre os equipamentos do KF-21 destacam-se o o radar de varredura eletrônica (AESA), produzido com tecnologia própria, equipamentos voltados para a guerra eletrônica (EW), rastreador infravermelho (IRST) e pods de direcionamento ótico (EO TGP).

Embora tenha um aspecto geral que lembre um caça de quinta geração, como o F-22 ou F-35, o KF-21 é um avião de geração 4 Plus (ou 4,5), a mesma dos F-39 adotado pelo Brasil, mas com diversas tecnologias criadas na própria Coreia do Sul. O avião foi criado em parceria com a Lockheed Martin, que prestou diversos suportes ao longo do desenvolvimento.

O avião sul-coreano poderá antingir Mach 1,81 (aproximadamente 2.230 km/h) e transportar uma carga útil máxima de 7.700 quilos.

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