A northrop Grumman afirma que o bombardeiro B-21 Rider é o primeiro avião de sexta geração
Por André Magalhães Publicado em 27/10/2022, às 12h10
A Northrop Grumman anunciou que irá apresentar o B-21 Rider, o futuro bombardeiro da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) no dia 2 de dezembro, na base de Palmdale, na Califórnia. O voo inaugural é planejado para ocorrer apenas em meados do ano que vem.
Em um post na conta oficial no Twitter, a empresa anunciou o B-21 Rider como a primeira aeronave de sexta geração do mundo. Atualmente, o estado da arte em meio a aviação militar é a quinta geração, mas o termo é referente apenas as gerações de caças, que tem como principal destaque a furtividade aos radares e a capacidade de voar supersônico sem pós-combustão.
On Dec. 2, we’ll unveil the world’s first sixth-generation aircraft. Stay tuned for your first look at the B-21 Raider. https://t.co/y5TJ8wOkY8 pic.twitter.com/SEWbsmVZR3
— Northrop Grumman (@northropgrumman) October 20, 2022
O primeiro B-21 já tem instalado o trem de pouso, asas e várias outras estruturas.Além disso, os últimos testes em solo, antes do primeiro voo, serão realizados ao longo dos próximos meses.
Em fevereiro, o major-general Jason R. Armagost disse que seis aeronaves já estão na linha de montagem na unidade da Northrop Grumman, em Palmdale.
O B-21 é um bombardeiro com capacidade furtiva e deverá substituir o B-2A Spirit, que está em serviço desde 1997. Além da secreta tecnologia embarcada, o avião ficou conhecido por ser o mais caro da história, com cada unidade custando cerca de 2,1 bilhões de dólares.