Fuselagem de Embraer E190-E2 vai integrar projetos de pesquisa da USP

Além ddos projetos de pesquisa, a fuselagem da aeronave será usada em cursos de extensão

Por Marcel Cardoso Publicado em 23/10/2024, às 08h30

A fuselagem foi doada pelo fabricante brasileiro - EESC-USP

Uma fuselagem de um Embraer E190-E2 foi instalada recentemente no Hangar 1 da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). A parte dianteira da aeronave, doada pelo fabricante, será utilizada para ensino e formação profissional.

As negociações envolveram discussões sobre as necessidades acadêmicas e o interesse da Embraer em apoiar atividades de ensino e a formação de profissionais para o setor aeronáutico. O equipamento será transformado em uma sala de aula, com múltiplos usos.

"A fuselagem servirá para variados fins didáticos. Por exemplo, na realização de experimentos e demonstrações práticas relacionadas à mecânica estrutural, instrumentação e testes, certificação, entre outras diversas possibilidades, oferecendo aos alunos e professores uma experiência muito próxima aos desafios reais em uma aeronave", disse Glauco Caurin, professor e chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC.

Caurin acrescentou que o equipamento será utilizado em projetos de pesquisa. Um dos projetos em andamento é realizado em parceria com o Instituto Tecnológico Aeronáutico (ITA), com financiamento da Fapesp e da própria Embraer. O equipamento também será utilizado em cursos de extensão, permitindo a transferência de novas tecnologias para a comunidade. 

aviação Embraer EESC-USP tecnologia aeronáutica inteligência artificial aviação formação profissional robôs colaborativos fuselagem de avião pesquisa aeronáutica ensino de engenharia

Leia também

Certificação do Embraer Ipanema a etanol completa 20 anos
Embraer divulga quantidade de aeronaves entregues no 3° trimestre de 2024