Fundador dos helicópteros Robinson morreu nos Estados Unidos

O fundador dos helicópteros Robinson, Frank Robinson, morreu em casa, na Califórnia, nos Estados Unidos

Por Marcel Cardoso Publicado em 14/11/2022, às 20h39

Em 43 anos, a empresa fundada por Frank Robinson entregou 13 mil helicópteros em todo o mundo - Robinson/Divulgação

O fundador da linha de helicópteros Robinson, Frank Robinson, morreu sábado (12) no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, aos 92 anos.

Em 1973, aos 43 anos, Robinson fundou a Robinson Helicopter Company. Seis anos depois, desafiando os críticos e superando enormes obstáculos, Robinson recebeu a certificação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para o helicóptero R22 de dois lugares, movido a pistão. 

A empresa então desconhecida entregou seu primeiro R22 em outubro de 1979 e dez anos depois, o modelo ganhou uma posição na aviação geral.

No início dos anos 90, percebendo o potencial de um helicóptero leve de tamanho médio, Robinson introduziu o R44 movido a pistão de quatro lugares. Os pedidos do R44 se acumularam rapidamente e a empresa se tornou um player reconhecido no setor de aviação. Em 2010, ano de sua aposentadoria, Robinson mais uma vez expandiu sua linha com o R66 de cinco lugares.

Hoje, a empresa continua sob a liderança do filho de Frank, Kurt Robinson e, até o momento, já entregou mais de 13 mil helicópteros em todo o mundo.

A causa da morte não foi divulgada pelo fabricante.

EUA Estados Unidos helicóptero Califórnia Robinson R66 R22 R44 Frank Robinson

Leia também

Helicóptero especial da Aston Martin foi vendido a um brasileiro
Prime You recebe novo helicóptero executivo