Redação Publicado em 22/01/2015, às 13h00
A Airbus Helicopters anunciou que seus modelos em operação na indústria de Óleo e Gás acumularam mais de 10 milhões de horas de voo no final de 2014.
O resultado representa uma conquista na história de mais de 50 anos de atividades dos helicópteros atualmente produzidos pela Airbus Helicopters. As operações começaram com o Alouette na década de 1960 e continuaram com os helicópteros das famílias Super Puma, Dauphin, Esquilo e BO105, entre outros modelos.
O EC175, da nova geração de produtos da marca, agora também é parte da frota global de óleo e gás, já que começou suas operações no Mar do Norte após a entrega da primeira unidade para a empresa NHV, em dezembro de 2014.
Dos cerca de 2.300 helicópteros utilizados atualmente em missões de óleo e gás, cerca de 25% são produzidos pela Airbus Helicopters. De acordo com o fabricante, a região geográfica líder nesse tipo de operação são as Américas, onde os helicópteros da empresa acumularam mais de 4,12 milhões de horas de voo, seguida pela Europa (3,27 milhões), Ásia (mais de 1,82 milhão), África (mais de 557 mil) e Oceania (216 mil).
Atualmente o Super Puma continua sendo o carro chefe do fabricante europeu nesse segmento, com aproximadamente 2.785 milhões do total de horas de voo. O EC225 da classe de 11 toneladas foi desenvolvido para atender os crescentes requisitos dos usuários, especialmente quanto às longas distâncias envolvidas nas missões de transporte do setor de óleo e gás. Entre as melhorias estão o aumento da carga útil e da capacidade do tanque de combustível auxiliar, os novos layouts de cabine para aumentar o conforto do passageiro e os novos aviônicos que melhoram consideravelmente a consciência situacional do piloto e, ao mesmo tempo, reduzem sua carga de trabalho.
Já o novo EC225e, cuja certificação e entrega estão previstas para 2016, deverá operar em um raio de ação de 300 nm com um novo layout de bancos.