ANAC busca sugestões para revisão dos regulamentos de formação de pilotos agrícolas no Brasil
Por Micael Rocha Publicado em 18/07/2024, às 08h58
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abriu uma consulta pública, até o próximo dia 16 de agosto, para receber contribuições sobre os requisitos de formação de pilotos agrícolas no Brasil.
De acordo com a ANAC, o Brasil conta com pouco mais de 2.000 pilotos agrícolas de avião e apenas vinte pilotos de helicóptero habilitados para atuar em atividades de apoio à agricultura. A escassez de mão de obra especializada e os riscos associados à atividade motivaram a autarquia a buscar contribuições para revisar os regulamentos de formação desses profissionais.
A consulta pública visa coletar percepções sobre os requisitos atuais de formação de pilotos agrícolas. Esta etapa inicial do processo de revisão regulatória busca propostas concretas que sugiram modificações nos currículos, na duração dos cursos e nos requisitos de experiência para os pilotos da aviação agrícola.
A pesquisa também inclui questões sobre a necessidade de treinamento recorrente, operações contra incêndio e o uso de diferentes modelos de aeronaves e GPS Diferencial (DGPS) durante a formação. Os requisitos para habilitação desses pilotos estão detalhados na Subparte N do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 61. As especificações do curso teórico e prático estão descritas na IS 141-007D, da Anac.