FGV abre inscrições para curso de regulação de aeroportos

Programa oferece 12 horas de estudos práticos e análises sobre a legislação e a regulação do setor aeroportuário

Por Marcel Cardoso Publicado em 28/04/2025, às 09h23

Curso de curta duração aborda aspectos jurídicos e práticos da gestão e concessão de aeroportos no Brasil - Micael Rocha

A Fundação Getulio Vargas (FGV) abriu inscrições para o curso de educação continuada "Regulação de Aeroportos", voltado a advogados e profissionais do setor aeroportuário que desejam aprofundar seus conhecimentos jurídicos na área.

Com carga horária de 12 horas, o programa oferece estudos de casos práticos, debates e análises sobre a regulação aeroportuária no Brasil, conduzidos por especialistas com ampla experiência no setor.

O conteúdo programático abrange temas relevantes, como o histórico do setor aeroportuário no país, o papel da Infraero e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além das primeiras licitações e contratos de concessão de aeroportos. A estruturação societária das concessionárias com participação da Infraero, as novas rodadas de concessões e a questão concorrencial entre os aeroportos de Confins e Pampulha também serão abordadas.

Outros tópicos previstos incluem o regime jurídico dos aeroportos, a estrutura dos contratos de concessão, a exploração comercial dos terminais, o reequilíbrio contratual em decorrência da pandemia de covid-19, a situação dos aeroportos regionais no programa AmpliAr, além dos mecanismos de resolução de conflitos no setor, como mediação e arbitragem. O curso ainda discute tendências para o futuro do setor aeroportuário.

As inscrições estão abertas e as informações completas sobre o programa podem ser consultadas no site da FGV Direito Rio.

Infraero Anac setor aeroportuário aeroportos brasileiros concessão de aeroportos curso jurídico aeroportos curso de Regulação de Aeroportos FGV Direito Rio educação continuada

Leia também

Aeroportos do interior paulista crescem 17% no 1º trimestre de 2025
Brasil perde liderança em ranking de aeroportos e Bogotá é o novo hub da América Latina