O tradicional encontro da aviação na Flórida completa quatro décadas de existência sem perder seu encanto e celebra a retomada econômica dos EUA
Texto e Fotos Edmundo Ubiratan, de Lakeland Publicado em 29/04/2014, às 00h00 - Atualizado em 30/04/2014, às 08h56
Com clima quase tropical, praias paradisíacas e cidades impecáveis, a Flórida é um sonho possível para os cidadãos norte-americanos que decidem se aposentar. Para os entusiastas da aviação, o estado reúne atrativos adicionais, e o principal deles é Sun ‘n Fun, um dos maiores encontros anuais da aviação do mundo. Neste ano, mais uma vez, Sun ‘n Fun fez jus ao seu nome ao esbanjar céu cavok por quase toda a semana, temperatura na casa dos 30ºC e um clima de muita descontração. Ingredientes apropriados para uma edição histórica, que comemorou tanto os 40 anos do tradicional encontro de aviação em Lakeland como a recuperação da economia dos Estados Unidos.
A aviação norte-americana, em especial a privada, é tida como o motor da aviação geral no mundo. Se o clima nos EUA é positivo, a aviação no mundo inteiro tende a colher bons resultados. Sun ‘n Fun, porém, não é um evento de negócios nos moldes de feiras como Le Bourget, NBAA, Singapore Air Show e Labace. Ainda que centenas de negócios sejam diariamente realizados por lá, a imensa maioria do público é composta por proprietários particulares e fornecedores.
Em clima de festa, pilotos e entusiastas de aviação apreciam aeronaves de todos os tipos, realizam contatos profissionais e comerciais ou apenas “trocam figurinhas”. A melhor maneira de garimpar novidades em Sun ´n Fun é falando pessoalmente com fabricantes ou fornecedores. Não raro seu interlocutor é o CEO ou o fundador de determinada empresa, algo impensável em eventos com foco em negócios, sem prévio agendamento.
Vista aérea da Sun ‘n Fun e o sobrevoo do clássico B-17G
Entre as novidades que podiam ser vistas facilmente em Lakeland estava o CH-750 da Zenith Aicraft, que passou a contar com a opção do Rotax 912iS. O novo motor passou a oferecer mais potência e menor consumo de combustível. Segundo a Zenith, a mudança na motorização não exigiu grandes alterações no projeto e demonstra a enorme flexibilidade dos chamados Experimental Amateur-Built, que são bastante populares nos EUA. Para os pilotos que gostam de montar seus kits em casa, diversos fabricantes ofereciam projetos e kits, de modelos simples de madeira a aeronaves mais complexas de alumínio.
O segmento de aeronaves homologadas novas também contava com novidades, como o debut do Diamont DA42-V1 Dash 6, equipado com dois motores ciclo-diesel Austro AE300 e uma série de melhorias aerodinâmicas e no interior.
Destaque também para o lançamento do simulador de pousos da RedBird Flight Simulations, que utiliza a plataforma full motion. O simulador usa o software de simulação Prepar 3D, a versão produzida pela Lockheed Martin do consagrado Flight Simulator, vendido recentemente pela Microsoft. O software de simulação agora conta com toda a expertise da Lockheed Martin e ganhou ares mais profissionais, incluindo versões construídas com foco no treinamento militar e de linha aérea. Ainda assim, existe a versão doméstica para entusiastas.
Os entusiastas também são o foco da Sun ‘n Fun, que apresenta uma série de atrações para os amantes da aviação. Durante todo o dia dezenas de shows aéreos são realizados, como as apresentações dos lendários warbirds, que chamam atenção de todos os presentes. No sábado, a maior parte dos “pássaros de guerra”, como P-51 Mustang, Grumman TBF Avenger, North American T-28 Trojan, Lockheed P-38 Lightning e Boeing B-17G Flying Fortress, realizou uma série de passagens simulando ataques aéreos. Pura emoção!
Emoção reforçada pelo show aéreo conduzido pelo Air Command F-22 Demonstration Team, que exibiu todo o poder do F-22 Raptor. Com empuxo vetorado, o Raptor mostra sua “supermanobrabilidade” em atitudes surpreendentes e que muitas vezes desafiam as lições de aerodinâmica.
Grumman TBF Avenger
Clássicos comerciais são presença garantida, como os DC-3 e Electra
Se o F-22 chama atenção por sua potência e modernidade, modelos como o Ford Trimotor – apelidado injustamente de The Tin Goose (Ganso de Lata), em razão de seu desenho peculiar – brilhavam justamente por levar o público a reviver os tempos dourados da aviação comercial. Produzido entre 1925 e 1933, o Trimotor da Ford foi relativamente bem-sucedido para a época. A empresa produziu 199 exemplares, que voaram em diversas empresas aéreas e forças armadas ao redor do mundo. Existem atualmente apenas 18 aeronaves no mundo, sendo que a EAA (Experimental Aircraft Association) possui um exemplar do Ford 4-AT-E Trimotor. O modelo é equipado com três motores radiais, de nove cilindros, Wright J-6-9 Whirlwind, de 300 hp (220 kW). Para a sorte dos entusiastas, a EAA oferece em eventos voos diários com o modelo: por 75 dólares, é possível voar por, em média, 15 minutos num ícone da aviação comercial, que comemora 85 anos de sua produção em 2014.
Show aéreo noturno encerra as festividades com um espetáculo sem igual
Também em 2014 a aviação comemora o centenário do primeiro voo comercial, que ocorreu justamente na Flórida. O voo foi realizado pelo aviador Tony Jannus, a bordo do bote voador Benoist XIV. Com apenas um lugar disponível, o ex-prefeito de St. Petersburg, Abram C. Pheil, tornou-se o primeiro passageiro pagante da história, embarcando no dia 1º de janeiro de 1914 para um voo de 23 minutos entre St. Petersburg e Tampa. O voo foi um sucesso e graças a uma aberração estatística, é correto afirmar que teve uma taxa de ocupação de 100%.
Durante a Sun ‘n Fun era possível, ainda, reviver a experiência de voar em diversos tipos de aeronaves, incluindo uma série de biplanos, um DC-3 da American Airlines e um C-47 nas cores da Força Aérea. Para os que estavam dispostos a uma experiência realmente única, também estavam disponíveis voos no helicóptero de ataque Bell AH-1F Huey Cobra e num raríssimo Boeing B-17G produzido pela Douglas durante o esforço de guerra.
Para fechar a festa, Sun ‘n Fun apresentou os incríveis shows aéreos noturnos, com exibições que começam no pôr do sol e se estendem até 22h, criando um espetáculo de rara beleza. Uma experiência inesquecível, para além das opções adicionais de turismo dos que vão a Sun ´n Fun, como a Disney e os centros de compras.