FRAT previne acidentes por perda de controle
Ernesto Klotzel Publicado em 21/12/2016, às 17h15 - Atualizado às 17h27
FRAT é acrônimo de Flight Risc Assesment Tool (Ferramenta de Acesso ao Risco de Voo, em tradução livre). Trata-se de uma ferramenta para computador, que simplesmente existe para ajudar à sua segurança durante as operações de voo. O FRAT ajuda na identificação de potenciais riscos durante o planejamento de qualquer voo.
Fatores como tipo de operação, cenário, aeronave, treinamento do piloto e experiência geral, são avaliados pelo FRAT. O que ajuda a classificar a categoria do voo como sendo de risco baixo, médio ou alto. E ainda mais importante, permite ao piloto desenvolver estratégias de mitigação dos riscos detectados – pelo menos, os mais frequentes.
O formato do FRAT é bastante simples: na versão FAA, pilotos VFR avaliam quais das 20 condições (voo, piloto, e aeronave) se aplicam ao voo em questão. Pilotos IFR têm 22 condições para a revisão. Cada condição tem seu valor numérico obtido por um simples clique na caixa YES próxima à respectiva condição. O valor total corresponde a uma carta de “matriz de risco.
Caso o piloto não “se sinta à vontade com o grau de risco identificado, pode mitigá-lo, fazendo um ajuste nas condições, para melhorá-las para um voo seguro.
Acidentes por LOC (Perda de Controle) ocorrem pelo desvio não-intencional do avião do regime de voo controlado, fora do “envelope” normal, o que pode, muito rapidamente, evoluir em um estol ou parafuso. Quase sempre, o fenômeno colhe o piloto de surpresa.
Os fatores contribuintes podem incluir :
A campanha #Fly Safe da FAA pode ser acompanhada no Twitter, Facebook e Instagram
Download – http://go.usa.gov/xkmjK