Fernando de Noronha e outros dois aeroportos passarão por obras

Além de Noronha, aeroportos de Porto Seguro (BA) e Toledo (PR) passarão por obras

Marcel Cardoso Publicado em 19/05/2022, às 15h35

A pista e o pátio de aeronaves do aeroporto de Fernando de Noronha serão restaurados - Fotoprova/Michele Roth - Via Dix Empreendimentos

O Ministério da Infraestrutura autorizou o governo de Pernambuco a licitar novas obras para o aeroporto de Fernando de Noronha (FEN), com o intuito de restaurar as pistas de pouso e de taxiamento, além do pátio de aeronaves. 

A licitação tem valor estimado em pouco mais de R$ 66,6 milhões, dos quais R$ 55 milhões serão custeados pela União. O processo será conduzido pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra) de Pernambuco, e as obras devem ser executadas em até 11 meses após a contratação da empresa vencedora e da emissão da ordem de serviço. O edital será publicado nas próximas semanas.

FEN é administrada pela concessionária Dix Empreendimentos. Na última segunda-feira (16), a empresa passou a controlar também os terminais de Serra Talhada (SET) e de Caruaru (CAU), no interior de Pernambuco.

Outros dois aeroportos passarão por intervenções nos próximos dias. A Infraero assinou contrato com as administradoras dos terminais de Porto Seguro (BPS), na Bahia, e de Toledo (TOW), no Paraná, para a execução de serviços de medição e manutenção de coeficiente de atrito e macrotextura nas pistas de pousos e decolagens. No caso de BPS, será realizado também o desemborrachamento.

Os serviços serão realizados no prazo de 30 dias e são necessários para a verificação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento de forma a garantir ainda mais segurança às operações aeroportuárias.

aeronave notícias de aviação avião aviação Aeroporto Manutenção Obras Toledo Noronha Porto Seguro

Leia também

Sob controle privado, aeroporto de Salvador terá intervenções da Infraero
Aeroportos estatais receberam 37,8 milhões de passageiros em 2021