Dados falsos exibem voo do An-225 sobre a capital da Ucrânia e mensagem agressiva a Putin
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 11/03/2022, às 18h45
Entusiastas que acompanham a movimentação de aeronaves ao redor do mundo notaram mais um fantasma sobre Kiev. Dessa vez dados de um voo perfeitamente circular do Antonov An-225 sobre a cidade ucraniana e com uma mensagem contra o presidente russo, Vladmir Putin.
Embora o An-225 tenha sido severamente destruído, com engenheiros aeronáuticos consultados por AERO Magazine afirmando que sua reconstrução é inviável do ponto de vista financeiro, os dados do sistema ADS-B foram captados pela plataforma especializada em rastreamento de aeronaves Flightradar 24.
Uma das primeiras especulações era que possivelmente alguém inseriu dados referentes ao An-225 no sistema de algum drone comercial, que poderia voar em grandes problemas em uma zona de combate. Outros apontavam que teria sido um drone militar, que estaria sobrevoando a região.
Someone just spoofed the iconic Antonov 225 ‘Mriya’ flying above Kyiv. It was destroyed during the Russian invasion. It’s callsign is ‘FCKPUTIN’ pic.twitter.com/cygA0c3Jqz
— IntelOmarion (@IntelOmarion) March 11, 2022
Contudo, analistas consultados pela reportagem afirmam que é pouco provável que qualquer drone militar estivesse voando sobre Kiev, seja russo ou Ocidental. Além disso, a órbita perfeitamente circular não poderia ser criada. Efeito de vento e manobras de correção tornariam o círculo ligeiramente incorreto.
Outro ponto levantado é que apenas o Flightradar 24 exibiu o voo, o que demonstra que haveria alguma manipulação nos dados enviados para a plataforma.
“Da mesma forma que o Flightradar 24 exibe o voo do Papai Noel no dia 25 de dezembro, é possível exibir um dado falso no sistema. Esse dado falso pode ser enviado até sem o conhecimento dos gestores [da plataforma]”, avaliou Ian Hadlich, engenheiro eletricista e especialista em sistema ADS-B.
Logo após verificarem a imagem falsa do voo o Flightradar 24 apagou a imagem e o histórico do voo.
Uma série de grupos hacker estão tomando posição na guerra da Ucrânia, o que pode explicar o falso voo.