Sistema de visão sintética e infravermelho também deve ser disponibilizado para o 8X
Redação Publicado em 19/10/2016, às 17h00 - Atualizado em 20/10/2016, às 12h17
O HUD (head-up display) da Dassault Aviation, que integra a tecnologia Combined Vision System, e batizado pela companhia de "FalconEye", foi certificado pela europeia EASA (European Aviation Safety Agency) e pela norte-americana FAA (Federal Aviation Administration) para uso na família Falcon 2000S e 2000LXS.
FalconEye é o primeiro HUD da indústria capaz de combinar as capacidades de visão sintética e real. O sistema possibilita realizar o mapeamento de terrenos por meio de banco de dados sintético e fundir as imagens reais de câmeras, térmicas e de pouca luz, em uma única visualização. O resultado é um nível sem precedentes de conhecimento da situação às tripulações de voo em todas as condições de funcionamento, dia e noite.
A plataforma é equipada com uma câmera multisensor de quarta geração que gera várias imagens em alta definição, muito similar ao utilizado pelos militares FLIR, de imagens infravermelhas. No modo de visão sintético, a câmera exibe um campo de visão de 30 x 40 graus, um dos maiores ângulos de HUD, garantindo uma cobertura total da área de visualização, sem os chamados efeitos tunnel vision. E o sistema de arquitetura modular torna mais fácil adicionar novas capacidades, como o "enhanced system vision", o EVS, um sistema de visão de desembarques aprimorado.
O FalconEye passou por dois anos de desenvolvimento. No último mês de abril, passou por teste de voo e simulador de campanha para demonstrar a capacidade combinada dos sistemas em todos os tipos de serviço operacional, incluindo névoa, neve e outras condições climáticas severas.
A Dassault também espera disponibilizar em breve o FalconEye para o novo carro-chefe, o trijato de ultra-longo alcance, Falcon 8X, que ainda terá a função dual Head Up Display. Ao fornecer as mesmas informações e pontos de vista nos modos flying e non-flying pilot, o sistema dual HUD irá melhorar a coordenação da tripulação e facilitar a formação de pilotos. A aprovação Falcon 8X dual HUD foi antecipado para 2018.
Mais de 90% dos clientes Falcon 8X escolheu o sistema FalconEye, que estará disponível como opcional.