Processo normal no setor chega a levar um ano por unidade com custos acima das centenas de milhões de dólares
Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação Publicado em 24/07/2019, às 09h00 - Atualizado às 09h26
A OneWeb Satellites, uma joint venture da OneWeb e da Airbus, inaugurou a primeira instalação para a produção em grande escala de satélites voltado para transmissão e dados de internet.
De acordo com o fabricante, a capacidade de produção irá suportar o aumento dinâmico da rede OneWeb, começando com uma constelação de 650 satélites, que deve chegar aos 1.980 satélites permitindo ampliação da conectividade global.
Historicamente, satélites são construídos sob medida, custando dezenas de milhões de dólares para serem produzidos e mais de um ano para a conclusão de cada unidade. A instalação da OneWeb é a primeira a aplicar técnicas de produção em escala industrial para satélites, reduzindo os custos e o tempo de produção. A expectativa é que seja possível entregar um satélite por turno de produção ou dois ao dia.
O fabricante ingressou em um dos mais cobiçados mercados da atualidade, aproveitando que metade da população mundial está off-line ou conta com conexão de internet inconsistente, este último caso sendo bastante comum em viagens por oceanos ou por ar.
"Conforme nos preparamos para mais lançamentos de satélites no final do ano, essa unidade de produção permitirá que entreguemos conectividade global em algumas áreas a partir do ano que vem e globalmente em 2021”, afirma Adrian Steckel, CEO da OneWeb.
A fábrica instalada na Florida, possui 14 mil metros quadrados e dispõem de duas linhas de produção capazes de produzir até dois satélites por dia. A empresa opera com 250 novos empregos em alta tecnologia e 3 mil empregados indiretos na rede de fornecimento. Atualmente o consórcio Airbus utiliza 450 fornecedores americanos em mais de 40 estados, operando em diferentes áreas do segmento aeroespacial.
"A Airbus está fabricando produtos de todas as nossas divisões comerciais no Estados Unidos - aeronaves comerciais, helicópteros e agora satélites", afirma C. Jeffrey Knittel, presidente e CEO da Airbus Americas.