Paciente com grave lesão estava em navio distante 230km da costa de Pernambuco e foi resgatado por helicóptero da FAB
Por André Magalhães Publicado em 12/05/2023, às 12h45 - Atualizado em 15/05/2023, às 12h45
A Força Aérea Brasileira resgatou de um navio, na costa de Pernambuco, um homem de 54 anos que estava com uma grave trauma na região pélvica. A operação de socorro ocorreu no último dia (9) e foi realizada por um helicóptero H-36 Caracal.
Após a tripulação do navio declarar emegência, o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo (Salvamar) e do Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero), iniciaram os procedimentos para acionar o Esquadrão Falcão, sediado na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte.
O helicóptero, com dois pilotos, um mecânico de voo, um operador de guincho e membros da equipe de resgate, realizou a viagem até a posição declarada do navio, iniciando os procedimentos de socorro. O homem foi retirado a partir do içamento pelo guincho do helicóptero, e removido por via aérea até a base aérea de Recife, em Pernambuco, para o devido atentimento médico em um hospital.
No momento do resgate o navio mercante Kynouria, de bandeira das Ilhas Marsshall, estava aproximadamente 230 quilômetros da costa de Pernambuco.
"A tripulação de voo e todos os militares que ficaram em solo atuaram de maneira sinérgica para resgatar a vítima que estava em grande sofrimento. O procedimento realizado para resgate em navio exige perícia da tripulação, com uso de guincho e equipe de resgate, mas também grande coordenação entre o SALVAERO, SALVAMAR, militares do esquadrão e da BANT", disse Marcelo de Almeida Cândido da Silva, comandante do Esquadrão Falcão.