Encomenda da FAB para o KC-390 junto a Embraer diminuiu novamente, passando de 22 para 21 aeronaves
Por André Magalhães Publicado em 09/08/2022, às 15h15
Foi anunciado nesta terça-feira (9), pela Embraer, a redução de mais uma aeronave KC-390 Millennium da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Está é a segunda redução no número do cargueiro multimissão da força aérea, que teve o contrato assinado em 2014.
Agora serão 21 aviões destinados a dois esquadrões da FAB. Entre 2021 e o começo deste ano foi divulgado que os militares da Aeronáutica e o fabricante Embraer chegaram a um acordo, 22 unidades ao invés das 28 do contrato original. Tais medidas tiveram como explicações questões orçamentárias por parte da União, representado pela força aérea.
Atualmente, cinco KC-390 estão em atividade na FAB, sendo três deles no Esquadrão Zeus, em Anápolis (GO) e dois no Esquadrão Gordo, no Rio de Janeiro (RJ). É esperado que mais uma seja entregue até setembro.
Recentemente, o avião fez sua primeira missão na Antártica, onde lançou suprimentos na estação brasileira Comandante Ferraz. A aeronave enfrentou ventos de 100 km/h, além das baixas temperaturas, algo tipíco do clima severo da região.
Além do Brasil, o KC-390 também ganhou três contratos internacionais: Portugal, cinco unidades, Hungria com dois aviões e,neste ano, a Holanda anunciou a compra de cinco aeronaves.