A Embraer entregou o quinto avião modernizado do modelo E-99, derivado do Embraer EMB 145
Por Marcel Cardoso Publicado em 23/11/2023, às 20h36
A Força Aérea Brasileira recebeu hoje (23) o seu quinto Embraer E-99M modernizado. A aeronave é derivada do EMB 145.
Ela executará funções de alarme aéreo antecipado e controle e alarme em voo, além de missões de inteligência, vigilância e reconhecimento aéreo, sendo capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link.
Com a modernização, a aeronave E-99M passa a contar com os sistemas Radar Erieye e Comando & Controle (C2) totalmente modernizados. A aeronave também possui novos sistemas de Guerra Eletrônica (Non-Communication – NCOM), novo IFF Transponder, 7 rádios V/UHF definidos por software, novo sistema de Áudio de Missão de tecnologia VOIP e novo gravador de Áudio e Dados de Missão, além da função Data Link adaptada à nova arquitetura.
“Essa é a primeira aeronave entregue na configuração FOC - Full Operational Capability – com os sistemas totalmente certificados para emprego pela Força Aérea Brasileira na proteção do Brasil e de sua soberania nacional”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
O interior da aeronave também foi atualizado para aumentar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade de operação, com cinco consoles reprojetados e otimizados para melhor emprego dos sistemas modernizados.