FAB exibe aviões da 2ª Guerra e apresenta Museu Aeroespacial Paulista na Labace 2025, com estande imersivo e acervo histórico em São Paulo
Por Marcel Cardoso Publicado em 04/08/2025, às 09h26
A Força Aérea Brasileira participa da 20ª edição da Labace, entre os dias 5 e 7 de agosto, no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com foco na divulgação do Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), previsto para ser inaugurado em 2027.
Logo na entrada do evento, os visitantes serão recepcionados por uma exposição em painéis sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. No estande do MAPA, serão apresentados detalhes do projeto e uma mostra de quatro aeronaves históricas: um P-47 Thunderbolt, um BF 109 Messerschmitt, um Supermarine Spitfire e o F4U Corsair, além de materiais e objetos históricos da aviação militar.
O estande também contará com a presença da Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial Paulista, responsável pela estruturação e gestão do novo museu. A entidade atua na preservação do patrimônio aeronáutico e busca engajar a sociedade na valorização da memória e da inovação aeroespacial.
Com 92.000 metros quadrados, o MAPA é resultado de uma parceria entre a FAB, a Prefeitura de São Paulo e o Museu Asas de Um Sonho. O projeto visa fortalecer a educação e a cultura aeronáutica, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico da capital paulista por meio de experiências imersivas e interativas.
Segundo Felipe Savi, vice-presidente da Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial Paulista, o museu será “uma engrenagem de conexão entre passado e futuro”, com o objetivo de homenagear conquistas históricas e fomentar um ecossistema de inovação ligado à aviação no Brasil.