FAB derruba avião suspeito vindo da Venezuela

Um avião vindo da Venezuela entrou no espaço aéreo brasileiro e foi derrubado após descumprir ordens no espaço aéreo

Por Marcel Cardoso Publicado em 13/02/2025, às 07h49

O avião com uma carga de drogas foi derrubado e dois ocupantes morreram - Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira interceptou na manhã da última terça-feira (11), uma aeronave vinda da Venezuela que adentrou o espaço aéreo brasileiro sem autorização, como parte da Operação Ostium, iniciativa voltada ao combate de atividades ilícitas na fronteira.

A operação foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), em conjunto com a Polícia Federal. Inicialmente, foram aplicadas medidas de averiguação para confirmar a identidade da aeronave e monitorar seu comportamento. Em seguida, as medidas de intervenção foram acionadas, determinando alteração de rota para pouso em aeródromo indicado.

Sem resposta por parte da aeronave interceptada, a FAB executou as medidas de persuasão, incluindo tiros de aviso, com o objetivo de fazer a tripulação atender às ordens transmitidas. Diante do descumprimento dos procedimentos, a aeronave foi classificada como hostil e submetida ao Tiro de Detenção (TDE), técnica que impede a continuidade do voo. Com a execução do procedimento, o avião colidiu com o solo.

 

Ontem (12), um helicóptero H-60 Black Hawk, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV - Esquadrão Hárpia), foi acionado para verificar a área da queda e confirmar a ocorrência. Agentes da Polícia Federal identificaram dois ocupantes sem vida e confirmaram a presença de drogas no interior da aeronave.

A FAB disse que reforça seu compromisso com a defesa do espaço aéreo nacional e que "se mantém sempre pronta e sempre presente em todas as operações realizadas", cumprindo sua missão institucional.

Aviação Militar Polícia Federal Força Aérea Brasileira Defesa Aérea espaço aéreo brasileiro Operação Ostium tráfico aéreo aeronave hostil Tiro de Detenção FAB interceptação

Leia também

Avião com 500 kg de drogas é interceptado no Amazonas
FAB intercepta aeronave com suspeita de estar recheada de drogas no AM