FAB atualiza simuladores do caça Gripen

Após atualização, os pilotos podem explorar melhor as capacidades do Gripen em combate

Por Gabriel Benevides Publicado em 31/01/2025, às 19h03

- Saab/Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, em 17 de janeiro de 2025, uma atualização significativa nos simuladores de voo do caça F-39 Gripen, fornecida pela empresa sueca SAAB. O simulador Mission Trainer (MT) foi atualizado da versão Basic Capability (BC) para Basic Capability Update (BCU), incorporando novas funcionalidades que aprimoram o treinamento dos pilotos e elevam a capacidade operacional da FAB.

A entrega ocorreu após a realização do Site Acceptance Test (SAT) entre 13 e 17 de janeiro, em Anápolis (GO), com a participação de membros da Gerência Técnica do projeto Gripen, da Comissão de Avaliação Técnica (CAT), da Base Aérea de Anápolis (BAAN) e da SAAB. A Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, representante do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), destacou a importância da atualização para a eficiência das missões da FAB.

Além do MT, o simulador Aircraft System Trainer (AST) também foi atualizado para a versão BCU em 21 de janeiro, com testes realizados nos dias 20 e 21 do mesmo mês. O Major Aviador Domingos Afonso de Moura Junior, do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), enfatizou que essas atualizações permitem aos pilotos treinar e explorar as novas capacidades da aeronave, tornando-a ainda mais eficaz em combate.

FAB Gripen F-39 Saab Anápolis simulador de voo Força Aérea Brasileira 1º Grupo de Defesa Aérea BAAN Caça Gripen

Leia também

Phenom 100 da FAB realiza voo com tripulação totalmente feminina
Brasília completa 38 anos de operações na FAB