Diretriz da FAA orienta aos operadores de alguns aviões da linha Piper a realizarem a inspeção na sessão do suporte da asa
Por Micael Rocha Publicado em 11/06/2024, às 12h00
A agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) emitiu uma Diretriz de Aeronavegabilidade (AD) para uma série de modelos de aeronaves Piper, após a identificação de um orifício duplo para parafuso no encaixe de fixação do suporte da asa traseira. O detalhe foi notado em uma inspeção não programada, ocorrida após uma colisão em solo entre um automóvel e um avião do fabricante.
A referida AD abrange ao menos 500 aviões registrados nos EUA, em números de série específicos, e inclui os modelos PA-28-181, PA-28R-201, PA-34-220T e PA-44-180. A diretriz exige que operadores façam uma inspeção minuciosa no encaixe de fixação do suporte da asa traseira e, caso discrepâncias sejam encontradas, deverá ser realizada uma vistoria no encaixe de fixação do suporte da asa dianteira.
De acordo com o documento, a AD obriga a realização de ações corretivas nas aeronaves e a notificação à FAA com o envio da documentação comprovando as ações realizadas.
De acordo com os especialistas, o orifício duplo do parafuso no encaixe de fixação do suporte da asa traseira reduz a resistência abaixo de sua carga limite. Caso a correção não seja realizada, aviões cujos encaixes apresentem essas características correm o risco de sofrer colapso e separação da asa e, naturalmente, perda do controle da aeronave.
A FAA lembra que, como os modelos mencionados são muito usados por escolas de aviação em treinamento de pilotos, é altamente recomendável que seja feita uma inspeção antes do próximo voo.