F-35 Lightning II realizou pouso de emergência no Rio de Janeiro

O F-35 Lightning II realizou pouso de emergência na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos

Por Micael Rocha Publicado em 21/05/2024, às 09h18

Aeronave pousou na base aérea localizada na Região dos Lagos após ter declarado baixo combustível - Redes Sociais

No final da tarde do último sábado (18), um caça Lockheed Martin F-35C Lightning II da US Navy fez um pouso de emergência na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

De acordo com relatos, o jato precisou realizar o pouso não programado após declarar emergência por baixo nível de combustível. O F-35C pertence ao esquadrão VFA-147 “Argonauts” e faz parte do Carrier Air Wing 14. Durante o pouso, foi escoltado por um F-18F Super Hornet, identificado com AG-211 e registro 165592, do VFA-103 “Jolly Rogers”. Este avião-escolta também realizou um pouso na base.

A aeronave envolvida no pouso de emergência está embarcada no super porta-aviões USS George Washington (CVN-73). O porta-aviões está na região litorânea do Rio de Janeiro para o exercício Southern Seas 2024 das Forças Navais do Comando Sul. Esse exercício inclui várias atividades de intercâmbio com Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e Brasil.

Após a realização de testes nos sistemas, o caça decolou no dia seguinte, pousando poucos minutos depois no USS George Washington.

Lockheed Martin Rio de Janeiro Us Navy BAeNSPA Base Aeronaval Região dos Lagos São Pedro da Aldeia F-35C Lightning II

Leia também

Superporta-aviões dos EUA chega ao Rio de Janeiro
Drone da FAB caiu durante missão de resgate no Rio Grande do Sul